TV é o grande bem cultural do brasileiro, afirma IBGE
Quarta, 11 de Dezembro de 2019

TV é o grande bem cultural do brasileiro, afirma IBGE

Presente em 97,2% dos lares, a televisão é o principal bem cultural do brasileiro. É o que revela o último levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na quinta-feira (5).

“A televisão não tem distinção de raça, gênero e classe social, sendo o aparelho mais democrático do país, como revela o estudo. A programação da TV aberta e gratuita é essencial para levar produções culturais à população que não tem acesso a outros meios, como cinema, teatro ou museus, seja por limitações financeiras ou por falta de estruturas em suas cidades”, afirma o diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flores.

De acordo com o IBGE, os cinemas estão presentes em apenas 10% dos municípios, os museus em 25,9% e os teatros em 20%. Nos últimos dez anos, as verbas públicas destinadas à cultura diminuíram e o número de empresas privadas do setor também sofreu redução. O estudo afirma ainda que em tempos de crise econômica, a cultura deixa de ser prioridade na destinação do orçamento familiar.

Fonte: Abert