Abril 2021
Terça, 06 de Abril de 2021

Abril 2021

Profissional Destaque do Mês: Felipe Vieira

Confira o perfil do nosso homenageado!

Nome completo: Felipe Garcia Vieira.

Apelido: Não possuo.

Profissão: Jornalista.

Data e local de nascimento: 27/02/1966, em Butiá.

Veículos em que atua: BandNews TV, Band TV e BandNews FM - Porto Alegre.

Tempo de profissão: 39 anos com carteira assinada, mas conto o período em que fui uma espécie de " Repórter-Mirim" da Rádio Sobral, então digo 42 anos.

Primeiro emprego na área: Rádio Sobral, como " Repórter-Mirim " e mais tarde com 16 anos, como Operador de Áudio da Emissora.

Maiores desafios da profissão: Hoje é identificar fake news , separar o joio do trigo e publicar o trigo limpo da verdade.

Maior conquista profissional: A confiança dos ouvintes, telespectadores e leitores. Feita com muito trabalho e seriedade. Me sinto gratificado quando alguém conversa comigo e fala da minha coerência e credibilidade. Considero ainda uma vitória, o fato de ter passado por várias redações e sair de todas elas com amigos e após algum tempo, convites para voltar.

Inspirações profissionais:  Para não esquecer ninguém (já que tenho mais de 40 anos de profissão), vou citar um ícone do jornalismo televisivo norte-americano: Walter Cronkite (St. Joseph—MO, 4 de novembro de 1916 — Nova Iorque—NY, 17 de julho de 2009). Vejo tudo que encontro dele na internet e me impressiona a forma como ele conduzia o noticiário.

Maior experiência profissional: Experiências são várias e se renovam todo dia. Mas, uma das mais marcantes foi a fuga do Melara, Linn, Fernando Rodolfo Dias, o Fernandinho, e  Carlos Jefferson dos Santos, o Bicudo, em um motim com reféns que parou Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 1994.

Aprendizado que leva para a vida: Que nosso compromisso  é com os ouvintes, telespectadores e leitores. É nosso dever dizer a verdade e prestar serviço ao público em qualquer situação.

Maior paixão da vida: Essa é fácil! Minha família: Alessandra, Theo e Laís.

Melhor qualidade: Não esconder minhas emoções é uma qualidade? Tem gente que diz que não, eu acredito que sim.

Lembranças favoritas de infância: As que estão relacionadas à minha família. Fui uma criança feliz, criada em uma casa com pátio, aprendendo com meus irmãos e rodeado de amigos.

Hobby: Se estou em casa, curtir meus filhos, assar um churrasco, abrir um vinho e ver séries, filmes e eventos esportivos na TV. Se estou de férias, viajar.

Viagem dos sonhos: Eu quero conhecer os dois polos do Planeta. Ver a Aurora Boreal,  na Lapônia, uma região da Finlândia (quem sabe encontro o Papai-Noel por lá...) e conhecer a Estação Comandante Ferraz, ou, além dela... na Antártica.

Como você se autodefine: Cada vez que me perguntam isso, lembro do Chico Xavier: "Ah... mas quem sou senão uma formiguinha das menores, que anda pela terra cumprindo sua obrigação"!

Um conselho para as novas gerações: Leiam os clássicos da literatura e estudem outros idiomas.

O Sindicato das Empresas de Rádio e TV do Rio Grande do Sul
homenageia profissionais que se destacam na radiodifusão do estado.

Fonte: SindiRádio