WorldDAB divulga relatório que mostra o avanço do rádio digital na Europa e Austrália. Reino Unido e Noruega lideram na adesão
Quarta, 14 de Outubro de 2020

Sem FM analógico de alcance nacional, rádio digital terrestre tem seu maior alcance em território norueguês. Avanço da tecnologia nos carros é expressiva

Um levantamento feito pela WorldDAB mostrou que o rádio digital DAB+ continua avançando em alcance e uso entre vários países europeus e também na Austrália, onde a tecnologia está presente. E os números são expressivos, tendo o Reino Unido na liderança em receptores adquiridos, com cerca de 45 milhões de aparelhos. Já a Noruega, país que chamou a atenção da indústria de rádio ao desligar o FMs analógico nacional em 2017, lidera em alcance da transmissão de radiofrequência digital.

O levantamento aponta que são 93 milhões de receptores de rádio digitais adquiridos até o momento na Europa, continente que não tem uma adesão uniforme da tecnologia até o momento. Mas o avanço mais significativo foi visto nos últimos anos e várias nações contam com esforços efetivos para promoverem a adesão da tecnologia, principalmente nos carros.

Quem tem alavancado a adesão da tecnologia é o automóvel, local que é fundamental para a audiência de rádio na Europa, similar ao que ocorre nos Estados Unidos. Um recorte que chama a atenção é o alcance do DAB+ nos carros na Noruega: sem o FM analógico de emissoras nacionais, o rádio digital já chega a 100% da frota automotiva norueguesa.

Com o FM analógico operado apenas por estações locais desde 2017, consequentemente, o alcance populacional de DAB + na Noruega é de 99,7%, de acordo com o relatório do WorldDAB. Os noruegueses também aceitaram bem os receptores DAB em suas casas, segundo o levantamento, com uma presença de 73% nas residências.

O Reino Unido também conta com um esforço para migrar a audiência analógica para a transmissão digital em rádio frequência. Tanto que, em 2019, as escutas em DAB+ e também via streaming já superavam o volume concentrado no FM analógico, este que segue no ar e teve o seu desligamento adiado novamente (inicialmente previsto para 2015, o novo prazo para o encerramento passou a ser 2032).

Já outros países como a França, que tem uma adoção mais lenta da tecnologia, a audiência de rádio está em alta, mas a presença do DAB+ ainda é pequena, com 3.4 milhões de receptores digital, representando uma presença de 13% nas residências. A adoção da tecnologia está muito atrelada com o planejamento adotado por cada país.

Comparativos: 2019 x 2010

O que mais chamou a atenção da indústria no levantamento da WorldDAB foi o saldo do alcance da tecnologia em apenas 1 ano, apontando que o uso do rádio digital tem uma boa possibilidade de maior assimilação por parte da população nos próximos anos. Na Suíça, o alcance foi de 65% em 2019 para 71% em 2020 (dados comparativos entre o segundo quadrimestre de cada ano).

No Reino Unido o avanço foi de 1% em 1 ano. Já na Holanda o rádio digital avanço de 33% para 39% em dois anos.

Com informações da WorldDAB e do portal RAIN News. Colaboração de David Duck

Fonte: Tudo Rádio