Quarta, 13 de Outubro de 2021

Sistema inova ao personalizar playlist de rádio

A tecnologia em teste na Alemanha permite que o ouvinte troque de faixa musical em tempo real durante o programa

Um sistema em desenvolvimento na Europa, pela equipe digital da Radio / Tele FFH, quer unir a força do rádio, informação e a música perfeita para cada ouvinte. Através de uma nova ferramenta é possível escolher entre diferentes tipos musicais e continuar ouvindo seu programa favorito.  Na prática um ouvinte A pode ouvir uma playlist rock enquanto o ouvinte B opta por sertanejo, mas ambos ouvirão o mesmo programa, comunicador e intervalo comercial.

Segundo o portal alemão Radioszene, o sistema que personaliza a programação já está em teste no HIT RADIO FFH, no Harmony.fm. De acordo com o site, o software Simulcast Replacer da tecnologia FFH+ troca faixas de música em tempo real no programa ao vivo (simulcast), com base nas escolhas feitas pelo ouvinte. Ainda segundo a publicação, todo o conteúdo editorial, como artigos, apresentações, entrevistas, notícias, previsão do tempo e serviços, são mantidos.

Segundo o desenvolvedor, a tecnologia foi pensada para funcionar em todos os dispositivos digitais, com acesso aos dados de internet. Ou seja, estará disponível para quem ouve rádio via streaming, seja em smart speakers (caixas de som com inteligência artificial, como Amazon Alexa ou Google Home), navegadores da web, receptores híbridos de rádio com acesso ao streaming ou sistemas de mídia automotivos.

O sistema, desenvolvido pela equipe digital da Radio / Tele FFH, faz parte do programa “Audio Innovation”, com State Media Authority da North Rhine-Westphalia financiando este projeto de desenvolvimento.

Com informações do portal Radioszene e tudoradio.com

Fonte: AERP