SindiRádio reúne associados para debater as práticas trabalhistas dentro das emissoras
Quarta, 15 de Junho de 2022

Evento aconteceu presencialmente e contou com a participação de representantes de diversas empresas de rádio e televisão gaúchas

Abordando as principais práticas jurídicas a serem adotadas pelas empresas do setor, o SindiRádio promove o primeiro encontro presencial depois de dois anos de pandemia. Com o workshop Práticas Trabalhistas na Radiodifusão, representantes de diversas emissoras puderam debater os principais pontos da legislação trabalhista e das Leis dos Radialistas e Jornalistas, que necessitam uma maior atenção dos radiodifusores. O evento retoma a rotina de encontros presenciais para debater temas importantes para a radiodifusão e que afetam diretamente o dia a dia das emissoras e dos colaboradores.

Quem deu início ao evento foi o presidente do Sindicato das Emissoras de Rádio e TV do RS, Roberto Cervo Melão. Ele destaca que a lei do radialista é praticamente nova e por isso o debate é tão importante: “Trouxemos pessoas qualificadas para poderem nos guiar e trocar informações entre as diversas rádios presentes no workshop. Estamos promovendo esse encontro a pedido dos nossos associados, para termos esse bate-papo e troca de ideias de como acontece essa lei na prática em cada emissora. Afinal, toda lei que chega necessita de muita cautela e é para isso que o SindiRádio existe, auxiliar a radiodifusão gaúcha”. Roberto Cervo Melão ainda reforçou a importância de estar atento às práticas, principalmente em um ano de eleições que sempre movimenta a imprensa e as emissoras de rádio e televisão.

Patrícia Baldasso, que faz parte do quadro jurídico da Rádio Guaíba, destaca a importância de estar atento à legislação e mais do que isso, sempre ter ao lado uma equipe jurídica competente e que saiba auxiliar em questões do meio rádio e TV. “Não basta se basear apenas no conhecimento próprio. Além de um contador, o auxílio de um corpo jurídico competente é fundamental”. Ela reforça ainda que é possível também procurar pelo SindiRádio para debater quaisquer dúvidas.

Para debater o tema, também participou do workshop o membro do corpo jurídico da RBS, Claudio Massetti. Ele acrescentou para o encontro a importância de conversar com outras rádios para entender como cada uma está se adequando à nova lei. “É importante ações como essa do SindiRádio para que possamos trocar ideias e nos informar cada vez mais sobre a legislação. Claro que enquanto empresa nós estamos sempre atentos à legislação, tenho certeza que é assim em todas as emissoras. Mas esse espaço é ideal para isso.”, destaca Massetti.

Também palestrou durante o evento Guilherme Guimarães, que faz parte do corpo jurídico do Silveiro Advogados. Ele trouxe questionamentos sobre a nova realidade das rádios e a necessidade de se adequar às leis. “É preciso que nós estejamos de olho nas novas possibilidades, para trazer sempre atualizações para nossas emissoras. Mas também estar atento aos nossos comunicadores para que tudo esteja dentro dos detalhes jurídicos que permeiam esse tema”, reforça Guimarães.

O evento abordou a adequação dos contratos de trabalho dos colaboradores admitidos antes da publicação do decreto 9.329/2018, que seguiam o antigo quadro (Decreto 84.134/1979). Com uma metodologia dinâmica e objetiva, os participantes puderam debater temas, sanar as dúvidas e aprimorar seus conhecimentos, práticas essenciais para a qualificação das emissoras.