Portugal também registra números históricos na audiência de rádio
Segunda, 09 de Mai de 2022

Portugal também registra números históricos na audiência de rádio

Dados de um estudo do Grupo Marktest apontam que os portugueses ouvem cada vez mais rádio e durante mais tempo

O rádio continua acumulando números expressivos quando o assunto é o consumo do meio, cenário observado em vários países, de diferentes continentes. Recentemente o tudoradio.com repercutiu os números positivos observados na Austrália, Alemanha, Reino Unido, EUA, França e também no Brasil. E a audiência de rádio também tem evoluído em Portugal. Segundo um levantamento do Grupo Marktest, o consumo de rádio aumentou no país europeu em 2021, "crescendo de uma audiência acumulada de véspera de 55,8% para 59,3%".

O levantamento foi divulgado pela Rádio Comercial, considerada a principal emissora portuguesa. Em seu texto, a emissora destacou que “esta tendência no hábito de ouvir rádio ’repercutiu-se também no tempo médio dedicado a este meio de comunicação’, que aumentou seis minutos por dia, para uma média de horas horas e 10 minutos, de acordo com o Media & Advertising Global Report 2021, que reúne a informação mais relevante sobre audiências de meios, investimentos publicitários e cobertura noticiosa”.

O estudo ainda trás alguns recortes importantes. Segundo a análise divulgada pela Marktest, o período da manhã (06h00 às 10h00 no horário local) é aquele que concentra o maior consumo de rádio, com 30.7% de audiência acumulada de véspera. E a faixa etária de 35 a 44 anos é a que apresenta a maior afinidade com o rádio, "registrando níveis de audiência 29% acima da média”, destaca o texto da Comercial sobre o estudo.

Outro dado importante sobre o consumo de rádio em Portugal está relacionado aos grupos ocupacionais. Segundo o texto destacado pela Rádio Comercial, técnicos especializados e pequenos proprietários de negócios locais são aqueles que registram a maior audiência de rádio, sendo 32% acima da média do valor registrado pelo total da população. Empregados dos serviços e comércio aparecem na sequência, com mais 26% de audiência do que a média.

“Os indivíduos pertencentes à classe alta têm também um consumo de rádio 24% acima do valor médio", indica um comunicado do Grupo Marktest, destacado pela Rádio Comercial.

Qual a razão de olhar para lá fora?

O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Com informações do portal RadioToday. Colaboração de Fernando Morgado

Fonte: Tudo Rádio