Ministério das Comunicações autoriza migração AM-FM de mais seis emissoras em cinco estados
Sexta, 14 de Janeiro de 2022

Estado de São Paulo terá mais duas emissoras AM operando no dial FM. Pará, Ceará, Goiás e Santa Catarina terão uma cada

O Ministério das Comunicações (MCom) divulgou no último dia 12 a liberação de migração AM-FM para mais seis emissoras em cinco estados. Duas estações estão no estado de São Paulo, além de Santa Catarina, Goiás, Ceará e Pará com uma estação cada. A transição atende uma demanda das próprias emissoras AM, que em grande parte sofrem com a perda de audiência, são mais suscetíveis a ruídos e interferências – em especial nos grandes centros urbanos – e arcam com custos elevados (de energia, por exemplo) para a manutenção das estações.

A autorização do MCom permite a adaptação da outorga de rádios em Altamira (PA), Tauá (CE), Aparecida de Goiânia (GO), Blumenau (SC), Guarujá (SP) e São Manuel (SP), que poderão transmitir em FM. Os extratos dos termos estão no Diário Oficial da União (DOU).

"Nossa intenção é assegurar que essas e outras emissoras possam continuar a prestação dos serviços no FM, não apenas ampliando o alcance da atividade, mas também diversificando o conteúdo e aumentando a concorrência", revela Maximiliano Martinhão, secretário de Radiodifusão do MCom.

Vale ressaltar que a celebração dos termos não altera o prazo original de vigência de cada outorga. A pasta está dedicada à meta de concluir o processo de migração em 2022.

As emissoras autorizadas a transmitir na faixa estendida poderão ficar cinco anos operando de forma simultânea, tanto em AM quanto em FM. Já as que irão operar na faixa convencional (88 FM a 108 FM) terão seis meses de transição nas duas faixas.

Migrantes

Veja abaixo a lista das novas migrantes AM-FM, segundo levantamento realizado pela equipe do tudoradio.com:

Ceará

Rádio Cultura dos Inhamuns AM 1100 de Tauá migra para 98.9 FM classe B2.

Goiás

Rádio Caraíba / Deus é Amor AM 960 de Aparecida de Goiânia irá para 102.5 FM classe A3.

Pará

Rádio Rural AM 670 de Altamira irá para 99.1 FM classe B1.

CBN AM 820 de Blumenau irá para 88.1 FM classe A4.

São Paulo

Rádio Guarujá AM 1550 de Guarujá irá para 104.9 FM classe A4.
Rádio Nova São Manuel AM 1420 irá para 88.7 FM ou 102.5 FM classe C

Com informações do Ministério das Comunicações e colaboração Luiz Fernando