Linha especial de financiamento para radiodifusão já beneficiou 22 emissoras em São Paulo
Quarta, 15 de Janeiro de 2020

Programa Desenvolve SP já liberou cerca de R$ 14,3 milhões para emissoras do estado

A coluna da jornalista Mônica Bergamo, que é publicada no jornal Folha de S.Paulo, destacou alguns números da linha especial de financiamento do governo paulista que é destinada à radiodifusão de São Paulo. O projeto foi lançado no ano passado pelo governador paulista, João Doria, e já beneficiou 22 emissoras de rádio e TV do estado. Segundo a jornalista, cerca de R$ 14,3 milhões foram aprovados ou estão em processo de liberação para projetos de modernização das empresas.

Bergamo destaca que a iniciativa é uma parceria com a Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP). "É o projeto mais importante para o setor em 30 anos", diz o presidente da entidade, Rodrigo Neves. E o texto também afirma que as principais demandas são conversão de emissoras AM para FM, digitalização e uso de fontes alternativas de energia.

Conforme noticiado anteriormente pelo tudoradio.com, os primeiros contratos foram assinados em novembro passado. E a coluna de Mônica Bergamo também afirma que, segundo o governo de São Paulo, projetos semelhantes estão sendo elaborados em Santa Catarina e Minas Gerais.

Outro ponto destacado é de que o valor aprovado deve aumentar nos próximos meses, conforme mais estações sejam contempladas pelo programa.

Parceria

O governo de São Paulo, por meio da Desenvolve SP, oferece condições diferenciadas de financiamento para emissoras de rádio e TV paulistas. A parceria com a AESP tem o objetivo de financiar projetos de modernização, compra de máquinas e equipamentos e a taxa de conversão da modalidade de transmissão de AM para FM. Além disso, financia projetos de melhoria de eficiência energética e para produção de energia renovável como a aquisição e instalação de placas solares.

Emissoras com faturamento anual entre R$ 81 mil e R$ 300 milhões, instaladas no estado e regulares no âmbito fiscal e de crédito, são aptas a contratar o financiamento. As taxas anuais partem de 2% mais Selic, com quitação em até 120 meses e carência de até 30 meses. Também é possível contratar fundo para a composição de garantias.

Fonte: Tudo Rádio