Quarta, 29 de Março de 2023

Lançamento de rádio automotivo de baixo custo da JBL acende um alerta no setor sobre o FM estendido

Empresa anuncia sua primeira linha popular de rádio automotivo, mas o equipamento não conta com a faixa estendida do FM (76.1 FM a 87.3 FM), hoje usada no Brasil

A JBL, empresa de renome na área de som portátil, anunciou sua primeira linha de rádio automotivo popular, o JBL Celebrity 100. O produto vem a um preço acessível e promete uma boa experiência de rádio FM. Porém, a ausência da faixa estendida de FM (76.1 FM a 87.3 FM), utilizada no Brasil, levanta preocupações no setor.

A JBL é uma importante aliada da indústria do rádio, produzindo rádios portáteis de qualidade com recursos como captação de sinal e RDS (Radio Data System). No entanto, a falta de suporte ao FM estendido, utilizado em grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro e Recife desde maio de 2021, pode ser considerada uma falha.

Curiosamente, em modelos de receptores automotivos da marca JBL em veículos como a Troller, cuja comercialização foi encerrada em 2021 após a saída da Ford, o FM estendido está disponível.

Outros rádios automotivos importados e fabricados pelas próprias montadoras também enfrentam a mesma questão. A boa notícia é que os principais kits multimídia incluem rádios de qualidade, com recursos como recepção, organização das estações via RDS e comandos de voz. Contudo, o tudoradio.com recebeu relatos de rádios de marcas como BMW e Mercedes que não possuem o FM estendido em linhas posteriores a 2021. Entre as linhas premium, a Audi já inclui o FM estendido em seus modelos mais recentes.

Em alguns casos, a atualização de software resolveu o problema, como relatado por um colaborador do portal tudoradio.com. No entanto, há dificuldades na comunicação com as concessionárias, que muitas vezes desconhecem a questão do FM estendido.

tudoradio.com consultou concessionárias de marcas populares como a Volkswagen, mas os funcionários não souberam informar sobre atualizações para multimídias sem FM estendido. É importante mencionar que os modelos da Volkswagen a partir de 2019 já possuem a nova faixa aberta.

Pesquisa: Rádio AM/FM lidera consumo de áudio além do ambiente automotivo

O FM estendido tem avançado em consumo e disponibilidade, com a maioria dos kits automotivos populares e smartphones incluindo a nova faixa de FM. Isso resulta em números expressivos, como o alcance medido pela Kantar IBOPE Media de rádios que operam em eFM desde 2021. Porém, o setor deve estar atento aos novos modelos de rádios automotivos sem eFM e ao desconhecimento sobre o assunto nas redes de concessionárias.

A popularização da faixa eFM teve início com uma portaria do Governo Federal em 2017, que impulsionou a oferta de rádios com a nova faixa a partir de janeiro de 2019. A nova parte do espectro FM brasileiro passou a ser operada em maio de 2021, quando surgiram as primeiras estações fixas no dial.