NOTÍCIAS   PÁGINA INICIAL
08/01/19
REDES E MIGRAÇÃO AM-FM MUDAM VÁRIOS DIALS FMS DE DIFERENTES REGIÕES DO PAÍS NESTE INICIO DE ANO
Mercados como São Paulo, Curitiba, Aracaju, Londrina e Natal tiveram mudanças recentes

O ano de 2019 começou muito movimentado no rádio brasileiro. Mercados importantes apresentaram novidades em seus dials FMs, alterações que atingiram capitais estaduais e também o interior do país. Expansões de redes e estreias de migrantes vindas da faixa AM para o FM impulsionaram essas mudanças na primeira semana de 2019. E tudo foi acompanhado pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com. Acompanhe em detalhes:
São Paulo
A primeira mudança e que já era aguardada em São Paulo foi a troca de canal da Rede Aleluia FM 99.5. A emissora operava em 99.3 FM e, a partir da primeira hora do dia 1º de janeiro, oficializou sua troca de frequência. A mudança era aguardada há alguns anos pelo mercado de rádio devido à reorganização do espectro feita pela Anatel.
O novo canal da Rede Aleluia possibilitou mudanças em espectros entre a Grande São Paulo e regiões próximas. Em Jundiaí, por exemplo, descolou a Rede Aleluia do canal da CBN FM 99.1 de Campinas. Mas em Sorocaba e São José dos Campos, aproximou a rede em relação à 99.7 FM dessas regiões (nos dois casos também ocupados pela Rede Aleluia).
Com a mudança, houve melhora na capacidade de cobertura da Rede Aleluia em São Paulo, rádio que teve aumento de potência irradiada e altitude.
Outra novidade no dia 1º em São Paulo foi o retorno da Mais FM 97.3, rádio de formato popular/hits. A estação, que tem alcance de sinal considerável entre São Paulo e Campinas, estava atuando como Delta FM (nome de sua razão social) e tinha formato religioso/evangélico.
Interior de Minas, Rio, Paraná e de São Paulo
A novidade que pegou de surpresa o mercado mineiro foi o surgimento da Antena 1 FM 99.3 em Divinópolis (rede de formato adulto-contemporâneo). A emissora apareceu no último sábado (5) e está em expectativa no canal que antes era destinado à Rádio Minas (hoje em 104.1 FM, esta fruto de uma migração AM-FM).
Já no Paraná, também como uma surpresa, a partir do dia 3 a tradicional Rádio Paiquerê  AM 1110 (jornalismo/esportes) iniciou seus testes em 91.7 FM no dial de Londrina. Segundo informações da própria emissora, a estreia oficial da rádio no dial FM será nesta segunda-feira (7). O tudoradio.com dará detalhes sobre o assunto ainda nesta manhã.
E no Rio de Janeiro, em Volta Redonda, colaboradores do tudoradio.com sintonizaram a 95.3 FM, emissora fruto da migração AM-FM da Rádio Sociedade. No momento o canal está operando em conjunto com a Rede Aleluia FM 101.5, também de Volta Redonda.
Novamente em São Paulo, no Vale do Paraíba teve a confirmação da estreia da Mais FM 88.7 de Campos do Jordão, migrante AM-FM que já estava no ar desde o final de dezembro e tem a sua estreia prevista para hoje (7). A cobertura de sinal é local em São José dos Campos.
Por fim, no extremo norte paulista, a 92.5 FM de Ipuã, que cobre as regiões entre Barretos e Franca, retomou suas atividades como Campestre FM (popular/sertanejo). A rádio atua em conjunto com o projeto e marca liderados pela Campestre FM 104.5 da região de Marília (SP).
Grande Curitiba
Outra surpresa importante neste início de 2019. A Rádio Tradição AM 1470 de Rio Branco do Sul, cidade da Grande Curitiba, iniciou uma transmissão experimental em 107.3 FM. A operação foi fixada neste sábado (5).
Segundo levantamento pelo tudoradio.com, o sinal da 107.3 FM é de qualidade local em toda a capital paranaense, além de abrangência em toda região metropolitana. Está instalada em um morro cuja altitude é superior a 1200 metros, o que facilita a cobertura de sinal. A expectativa é de que ocorra uma convivência de cobertura com as rádios Sara Brasil FM 107.5 e Rádio Banda B FM 107.1.
A 107.3 FM está executando uma grade musical de perfil adulto-contemporâneo, identificando o nome Rádio Tradição e que a operação é experimental.
Aracaju
Também esperado após noticias dadas pelo tudoradio.com, a NOVABRASIL FM 93.5 iniciou as suas operações em Aracaju. A estreia oficial da estação foi realizada no dia 2, com anuncio em rede nacional às 18h00 durante a abertura do programa Radar (as 17h00 no horário local).
A NOVABRASIL FM já conta com investimentos na cidade. Uma delas é uma campanha de rua executada pelo afiliado sergipano, do Grupo Atalaia.
Natal
Há uma expectativa no mercado de Natal sobre a implantação definitiva da Agora FM 97.9, emissora que teve seu lançamento anunciado para a quarta-feira (2) passada. O projeto consiste em uma grade jornalística mesclada com grade musical de formato adulto-contemporâneo. É uma rádio alinhada à redação do Agora RN.
Finalzinho de 2018 também foi agitado
O tudoradio.com informou em plantões a retomada da cobertura única de sinal por parte da Metropolitana FM 98.5 em São Paulo e o início da expectativa da futura Rádio Mix FM 91.5 em Teresina.
Também foi acompanhado o início das atividades da Jovem Pan FM 88.1 de Matão, no interior paulista. A emissora opera já em rede, mas segue com testes em sua cobertura na região de Araraquara. Deve ter o seu lançamento oficializado neste mês de janeiro.
No dia 24 passado, véspera de Natal, houve o lançamento oficial da Magia FM 107.3 de Florianópolis, capital catarinense. A emissora de formato popular/hits já conta com outdoors espalhados pela cidade e sua cobertura de sinal é local em toda Grande Florianópolis.
Outra novidade é a migração AM-FM da Rádio Educadora FM 102.9 de Montes Claros (MG), assim como outras migrantes AM-FM que efetivaram a sua migração para o dial FM e foram acompanhadas pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com.

São Paulo

Interior de Minas, Rio, Paraná e de São Paulo